terça-feira, 6 de novembro de 2007

Como Rezar o Terco


1. Fazer o Sinal da Cruz

2. Fazer a oração preparatória

Vinde Espírito Santo, enchei os corações de Vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Deus, que instruístes os corações dos Vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da Sua consolação, por Cristo, Senhor nosso. Amém.

3. Fazer o oferecimento do terço.

Divino Jesus, nós Vos oferecemos este Terço que vamos rezar, contemplando os mistérios de nossa Redenção. Concedei-nos, pela intercessão de Maria, vossa Mãe Santíssima, a quem nos dirigimos, as virtudes necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganhar as indulgências anexas a esta santa devoção

4. Rezar o "Credo" segurando a cruz do terço.

5. Rezar um "Pai Nosso" segurando a conta grande logo após a cruz.

6. Rezar três "Ave María" nas três contas seguintes, sendo a primeira Ave-Maria em honra à Deus Pai que nos criou; a segunda, em honra a Deus Filho que nos remiu e, a terceira, em honra a Deus Espírito Santo, que nos santifica..

7. Rezar um "Gloria ao Pai".

8. Anunciar o Primeiro Mistério de acordo com o dia da semana* dizendo "no primeiro Mistério contemplamos", logo depois rezar o"Pai Nosso".

9. Rezar 10 "Ave Maria" meditando sobre o mistério do rosário.

10. Rezar um "Gloria ao Pai".

11. Depois de cada 10 "Ave Maria" rezar a seguinte oração que foi pedida pela Santísima Virgen María de Fátima.

"Ó Meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as alminhas todas para o céu, principalmente aquelas que mais precisarem"

12. Anunciar o Segundo Mistério dizendo "no segundo Mistério contemplamos", logo depois rezar o "Pai Nosso". Repetir os passos 5 a 11 continuando o Terceiro, Quarto e Quinto Mistérios da mesma maneira.

13. Antes do Salve Rainha, no terço

Infinitas graças vos damos Soberana Rainha, por todas as graças que todos os dias recebenos de vossas mãos liberais. Dignai-vos agora e para sempre sermos dignos de vosso poderoso amparo e para mais vos saudamos com uma Salve Rainha.
14. Rezar o "Salve Rainha" depois de rezar todos os cinco mistérios.

15. Recitar

Rogai por nós Santa Mãe de Deus. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.
16- Rezar a Ladainha de Nossa Senhora

17-Rezar o "Oremos"
Ó Deus, cujo Filho Unigênito, por sua morte, vida e ressurreição, nos alcançou os prêmios da vida eterna, concedei, nós vos imploramos, que honrando estes mistérios pelo sacratíssimo Rosário da Bem-aventurada Virgem Maria, imitemos o que contêm e obtenhamos o que prometem. Pelo mesmo Jesus Cristo, Senhor Nosso. Amém
18- Para terminar fazer o Sinal da Cruz dizendo:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo...
* Os Mistérios Gososos são recitados nas segundas e quintas-feiras; os Mistérios Dolorosos nas terças e sextas-feiras e, os Mistérios Gloriosos nas quartas, sábados e domingos.




Se rezar os Mistérios Luminosos usar a seguinte divisão:
  • Mistérios Gozozos: Segunda e sábado
  • MIstérios Luminosos: Quinta-feira
  • Mistérios Dolorosos: Terça-feira, sexta-feira e nos domingos da Quaresmas
  • Mistérios Gloriosos: Quarta-feira e nos domingos do tempo comum e Pascal

Nota: Quando o Terço do Rosário é recitado em voz alta por duas ou mais pessoas, uma pessoa lidera. Ele diz a primeira parte da oração (atéos itálicos). Todos os outros respondem o restante da oração. "O Meu Jesus e a Salve Rainha" são recitados por todos juntamente.


>> Deixe o seu Testemunho e/ou Comentário <<


Um comentário: