A Quaresma dura 40 dias; começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos
A quaresma surgiu aproximadamente em 350 d.C. Cerca de duzentos anos após o nascimento de Cristo, os cristãos preparavam-se para a Páscoa durantes três dias de oração, meditação e jejum. Mas, por volta do ano 350 d. C., a Igreja instituiu que a preparação deveria levar quarenta dias, a esse tempo foi dado o nome de Quaresma.
O número quarenta foi escolhido devido a simbologia, na Bíblia, do número 4 e dos zeros que o seguem. O número quatro simboliza o universo material e os zeros significam o tempo de nossa vida na terra, suas provações e dificuldades.
Os períodos que antecederam fatos importantes aconteceram depois de decorridos um número de dias relacionados com o quatro. Basta lembrar as passagens bíblicas dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou a estada dos judeus no Egito.
Por isso a quaresma é um período voltado à reflexão, onde devemos nos recolher em oração e penitência preparando o clima adequado e dirigindo o coração para algo que vai acontecer - a acolhida do Cristo Vivo, Ressuscitado no Domingo de Páscoa.
Neste tempo quaresmal os cristãos costumam ofertar a Deus algo que gostam muito, assim pergunte à Deus: “Senhor, que queres que eu faça”?
“Você que fuma, por exemplo, deixe de fumar na quaresma, e tenho certeza que após a quaresma Deus o libertará do vício do cigarro. Você que bebe, não beba, permitindo que o próprio Deus te leve à conversão pela penitência que você está fazendo. Talvez você precise fazer penitência da língua, da fofoca. Escolha uma coisa concreta e não algo tão abstrato que não vai levar a nada. Faça penitência de novela, você que assiste. Tem que ser algo que leve a conversão. O Espírito Santo te levará a penitência que você precisa fazer nesta quaresma” (Padre Roger Luis).
Oração de Quaresma
Oração de Quaresma Pai nosso, que estais no Céu, durante esta época de arrependimento, tende misericórdia de nós. Com nossa oração, nosso jejum e nossas boas obras, transformai nosso egoísmo em generosidade. Abri nossos corações à vossa Palavra, curai nossas feridas do pecado, ajudai-nos a fazer o bem neste mundo. Que transformemos a escuridão e a dor em vida e alegria. Concedei-nos estas coisas por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém. Oração do Fiat Santa Maria, ajuda-me a esforçar-me segundo o máximo de minha capacidade e o máximo das minhas possibilidades para assim responder ao Plano de Deus em todas as circunstâncias concretas da minha vida. Amém. Para ser Melhor Auxílio dos pecadores, sempre disposta ao perdão e a intercessão, obtém-me as graças que me sejam necessárias para encaminhar retamente minha vida, rejeitar energicamente o pecado, fugir de suas ocasiões e colocar os melhores meios para purificar-me segundo o desígnio divino e assim encaminhar-me em direção daquele que é a própria Vida Amém. Diante as Tentações Mãe querida acolhe-me em teu regaço, cobre-me com teu manto protetor e, com esse doce carinho que tens por teus filhos afasta de mim as ciladas do inimigo, e intercede intensamente para impedir que suas astúcias me façam cair. A ti me confio e em tua intercessão espero. Amém. Para Viver o Perdão Diante das dúvidas sobre ti respondeste com o perdão. Diante da perseguição e das muitas murmurações respondeste com o perdão. Diante da insídia e da ímpia ofensa, respondeste com o perdão. Diante da infâmia da conspiração contra o Justo, respondeste com o perdão. Diante da traição e da dor que esta traz, respondeste com o perdão. Mãe de Misericórdia, teu coração bondoso transborda de clemência, por isso te imploro que me obtenhas o perdão pelos muitos males que fiz, e também, ó Mãe, ensina-me a perdoar como Tu, que, diante de tantos males que te fizeram, inclusive arrebatar do teu lado teu divino Filho sempre respondeste com o mais magnânimo perdão. Amém.
Oração de Quaresma
Pai nosso, que estais no Céu,
durante esta época de arrependimento,
tende misericórdia de nós.
Com nossa oração, nosso jejum e nossas boas obras,
transformai nosso egoísmo em generosidade.
Abri nossos corações à vossa Palavra,
curai nossas feridas do pecado,
ajudai-nos a fazer o bem neste mundo.
Que transformemos a escuridão
e a dor em vida e alegria.
Concedei-nos estas coisas por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário